quem foi batseba na bíblia
O que Sabemos Sobre a História de Bate-Seba na Bíblia
A história de Bate-Seba na Bíblia é muitas vezes obscurecida pela narrativa de Davi. No entanto, a história de Bate-Seba é uma de redenção. Vamos analisar a história sob a perspectiva de Bate-Seba em vez de Davi.
A história de Bate-Seba na Bíblia é marcada por um complexo jogo de poder, pecado, arrependimento e redenção. A primeira vez que o nome de Bate-Seba é mencionado na Bíblia é em 2 Samuel 11:3.
O individuo que o rei Davi transmitiu para obter informações reconheceu ela como “Bate-Seba, filha de Eliã e esposa de Urias, o hitita” (2 Samuel 11:3). No versículo anterior, é dito que, enquanto ela se banhava, o rei estava passeando no terraço do palácio e a viu. Logo em seguida, mensageiros do rei chegaram à casa dela para levá-la ao palácio.
Vamos responder a perguntas específicas que muitos têm sobre o que aconteceu com Bate-Seba, mas em um breve resumo: Um dia, Davi viu Bate-Seba tomando banho e foi dominado pelo desejo. Ele mandou trazê-la até ele e eles dormiram juntos. Bate-Seba acabou ficando grávida. Davi tentou encobrir seu pecado enviando Urias de volta ao campo de batalha, esperando que ele fosse morto.
No entanto, Urias se recusou a ir para casa e dormir com sua esposa, sabendo que isso seria considerado deslealdade para com seus companheiros que ainda estavam lutando. Então, Davi colocou Urias na linha de frente da batalha, onde ele foi morto.
Bate-Seba lamentou a morte de seu marido, mas eventualmente se casou com Davi. Eles tiveram um filho juntos, Salomão. No entanto, o pecado de Davi não foi esquecido por Deus. O primeiro filho que Bate-Seba teve com Davi morreu, e Davi foi punido por seu adultério e assassinato.
Bate-Seba Foi Levou
O marido de Bate-Seba, um dos “Homens Valentes” do rei, estava em guerra. É plausível que ela tenha pensado que o rei Davi queria falar com ela sobre seu marido, Urias.
Talvez ele estivesse ferido. Alternativamente, o rei pode ter sido informado sobre seu pai Eliã também um dos “Homens Valentes” do rei. Ainda assim, ela tem a capacidade de ter considerado a possibilidade de ser sobre seu avô. Aitofel, um dos principais conselhos que o rei Davi recebeu. Com certeza, devia ser sobre eles, pois o rei se importava com eles.
Se esses eram seus pensamentos, ela estava tristemente enganada.
Por que motivo Bate-seba estava se lavando? E o que realmente aconteceu quando ela estava tomando banho?
Davi a trouxe ao palácio para dormir com ela porque a viu tomando banho e percebeu que ela era “muito bonita” (2 Samuel 11:2).
Esse banho não era um banho cotidiano, mas um específico. Bate-Seba tinha acabado de terminar seu ciclo mensal e estava realizando um banho cerimonial para se “purificar de sua impureza” (2 Samuel 11:4). Acredita-se que, ao se banhar à vista do rei Davi, Bate-Seba estava seduzindo-o.
No entanto, ela estava simplesmente seguindo a Lei de Moisés com essa purificação cerimonial.
O Rei Davi Estuprou Bate-Seba?
Alguns argumentam que Bate-Seba foi cúmplice.
Davi forçou Bate-Seba? As Escrituras deixam pouca dúvida de que o pecado foi dele, algo que o próprio Davi confessa em 2 Samuel 12:13. Mas Davi estuprou Bate-Seba? As Escrituras não economizam palavras ao tratar do pecado, incluindo o terrível ato de estupro.
No entanto, a Bíblia afirma que Davi mandou mensageiros para que a “tomaram a força”. Esta palavra (Strong’s 3947) significa tomar, prender, ser capturado, etc. Bate-Seba vivia em uma época em que as mulheres eram vistas como propriedade.
Ela não tinha o direito de resistir ao rei. Não quando foi levada de sua casa. Não quando ele quis ter relações sexuais com ela. Não quando foi mandada de volta para casa imediatamente depois.
No entanto, uma redação diferente é usada em 2 Samuel 11, o que não significa que o ocorrido entre Davi e Bate-Seba foi consensual. Nem implica que as Escrituras defendem o pecado de Davi de qualquer forma, mas também não há evidências nas Escrituras de que um ato violento tenha ocorrido, como visto em histórias anteriores.
Bate-Seba Foi Uma Mulher Que Sofreu Muito
- Bate-Seba sofreu a perda de seu marido. Quando Bate-Seba descobriu que estava grávida, enviou uma mensagem ao rei, provavelmente em pânico. Pouco tempo depois, foi noticiado que seu marido estava morto. Para Bate-Seba é incerto se sabia que Davi havia matado seu esposo ou não. Mais, independentemente seu esposo foi assassinado e ela agora era uma viúva grávida.
O luto pela perda de seu marido foi provavelmente intensificado pelos hormônios da gravidez. Em seu estado devastado, o rei Davi a tomou novamente, desta vez como sua esposa. Não há evidências de que ela teve escolha. Sua vida, como a conhecia antes de seu banho cerimonial, estava perdida para sempre.
2. Ela sofreu a perda de seu bebê recém-nascido. Depois que Bate-Seba se mudou para o palácio do rei, talvez ela tenha pensado que suas tristezas terminariam. Infelizmente, não foi o caso. Seu filho recém-nascido morreu em apenas sete dias. após o profeta Natã repreender o rei Davi (2 Samuel 12:1-23).
Sabemos, por 2 Samuel 12:14, que Davi sabia por que o menino morreu. Mas será que Bate-Seba sabia o motivo? A Bíblia não diz. E se ela soubesse que foi por causa do pecado de Davi, porque Deus o responsabilizou, como isso poderia tê-la feito sentir?
Deus Redimiu a Dor de Bate-Seba
- Deus deu a Bate-Seba um filho, Salomão. O versículo seguinte à morte de seu bebê cobre um período de nove meses.
“Davi consolou Bate-Seba, sua mulher, e foi ter com ela. Ele se deitou com ela, e ela teve um filho, a quem ele deu o nome de Salomão” (2 Samuel 12:24).
Para Bate-Seba, a ação de Davi pode não ser consoladora à primeira vista. No entanto, ele pode ter o desejo de restituir a ela o que ela havia perdido. Em hebraico (Strong’s 5162), a palavra “consolou” significa ter pena, sentir-se arrependido e vingar.
Ela não apenas teve outro filho, mas o próprio Deus amou essa criança e disse ao profeta Natã para chamá-lo de Jedidias, que significa “amado pelo SENHOR.” Bate-Seba recebeu o que muitos hoje chamam de “bebê arco-íris.”
2. Deus incluiu Bate-Seba na linhagem de Cristo. Há cinco mulheres listadas na genealogia de Jesus. Bate-Seba é uma delas, mas é a única sem nome. “…Davi foi pai de Salomão, cuja mãe tinha sido a esposa de Urias” (Mateus 1:6).
Seu filho, nomeado Jedidias por Deus, mas referido como Salomão, é especulado como sendo o rei Lemuel, o autor de Provérbios 31. Se o rei Salomão foi o rei Lemuel, isso faria de Bate-Seba a mulher de Provérbios 31.
Mesmo que Bate-Seba não fosse a mulher honrada em Provérbios 31, seu filho, o rei, a honrou e respeitou conforme detalhado em 1 Reis 2:19: “Então Bate-Seba foi falar com o rei Salomão em favor de Adonias.
E o rei se levantou para encontrá-la e se curvou diante dela. Depois, ele se sentou em seu trono e mandou trazer uma cadeira para a mãe do rei, e ela se sentou à sua direita.”
Apesar de suas circunstâncias difíceis, Bate-Seba permaneceu fiel a Deus. Ela foi uma mulher forte e corajosa que desempenhou um papel importante na história de Israel. Foi a mãe de Salomão, que se tornou um grande rei, e também foi fundamental para garantir que Salomão sucedesse Davi no trono. Bate-Seba foi uma mulher que suportou muito sofrimento e superou. Com conteúdo de Christianity.
Fabio Santos é um estudioso da Bíblia dedicado a ajudar as pessoas a encontrarem respostas para suas dúvidas relacionadas às Escrituras. Sua paixão e conhecimento são uma fonte confiável de orientação e esclarecimento para aqueles que buscam compreensão na Palavra de Deus.