o que a Bíblia diz sobre Terra plana?

O que a Bíblia diz sobre Terra plana? Muitos céticos afirmam que a Bíblia retrata a Terra como plana. Referências bíblicas como Apocalipse 7:1 são citadas, que fala de “quatro anjos de pé nos quatro cantos da terra”.

Críticos também apontam para o Salmo 75:3, que diz que Deus segura “os pilares” da terra firmes. Além disso, eles afirmam que a bíblia informa sobre a terra plana em: Deuteronômio 13:7; Jó 28:24; Salmo 48:10; e Provérbios 30:4; todos mencionam “limites” da terra. Os críticos foram precisos? A Bíblia é “anti-ciência” quando afirma que a Terra é plana?

A verdade é que a Bíblia não comenta sobre a forma do planeta Terra. Ela não afirma que o planeta Terra é esférico ou plano. Vamos examinar de perto algumas passagens frequentemente citadas que aparentemente representam uma Terra plana:


Apocalipse 7:1 diz: “Depois disso, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, segurando os quatro ventos da terra.” Ao escrever isso, o apóstolo João estava usando uma linguagem idiomática – os “quatro cantos da terra” se referem a “todos os locais distantes”.

Nós usamos o mesmo idioma hoje em dia; por exemplo, quando falamos de atletas olímpicos vindo dos quatro cantos da terra para competir nos jogos, queremos dizer que eles estão vindo de todo o mundo.


O livro do Apocalipse está repleto de descrições não literais e linguagem simbólica. A interpretação excessivamente literal de Apocalipse 7:1 não tem sentido.

João diz apenas que, durante a tribulação, Deus irá fazer com que todos os ventos cessem de soprar. Os eixos cardeais são sul, leste, norte e o oeste. são chamadas de “quatro cantos”. Deus fará com que todos os ventos cessem.

Em Salmo 75:3, Deus declara: “Quando a terra e todos os seus habitantes estão abalados, sou eu quem sustenta as suas colunas.”

Embora outros textos, como 1 Samuel 2:8, também mencionem as “colunas” da terra, a linguagem nunca se pode interpretar de forma literal.

Salmos e canção de Ana em 1 Samuel 2 são pura poesia. Os escritores fazem comparações entre a fundação da terra e a construção de uma casa; essas descrições não são literais, mas comparativas.

O questão não é a terra ser plana, mais que Deus é o dono da terra e Ele a construiu e a manteve firme. Deus não se moverá e seu “teto” não cairá. Deus não retirará completamente seu poder de sustentação, mesmo a ordem moral do mundo parecer ter se desmoronado e pessoas tomadas pelo medo.


E Deuteronômio 13:7; Jó 28:24; Salmo 48:10; Provérbios 30:4, entre outras passagens da Bíblia, onde os “confins da terra” são mencionados? Como a terra tem uma borda e, portanto, é plana, como sugerido pelos “confins” dela?

Deuteronômio 13:7 serve como ilustração dos trechos: aqui, Moisés avisa o povo sobre “os deuses dos povos que estão ao seu redor, quer perto de você ou longe de você, de uma extremidade da terra à outra” (ESV).

A frase “os confins da terra” pode ser interpretada de maneiras diferentes para demonstrar que não se refere a terra plana. Primeiro, essa frase é idiomática, assim como todos os cantos da terra.

Quando falam de “voltar à estaca zero”, não esperamos que as pessoas nos interpretem literalmente. Sendo assim, não devemos impor uma interpretação literal dos “confins da terra”.

Os escritores bíblicos estão basicamente se referindo às “regiões mais remotas do planeta habitadas” quando falam dos “confins da terra” (28 vezes na KJV).


Segundo, “os confins da terra” pode significar pessoas, não terras. Por exemplo, o versículo 7 do Salmo 67:7 afirma: “Deus nos abençoe; e todos os confins da terra o temam.”

Este versículo usa os confins da terra para se referir às pessoas que vivem em locais remotos (veja também os Salmos 98:3 e Isaías 45:22). Claro, a frase é metafórica neste caso e não pode ser usada para descrever a nossa terra como se tivesse uma espécie borda física.

Quando a mesma frase é usada em outras ocasiões, ela deve ser compreendida como figurativa.


A Bíblia não afirma que o planeta é plano. Se refere à “terra” na Bíblia geralmente se referem a uma área de terra seca cercada por água, em vez da Terra planetária.

Olha só um exemplo em Gênesis 1:10: “Deus chamou a terra seca de Terra e as águas que se reuniram ele chamou de Mares” (ESV). “Terra” é referido como distinto dos “mares” e não pode considerar a Terra um planeta; a mesma palavra em hebraico para “Terra” é utilizada em Deuteronômio 13:7 e nos outros trechos listados acima.


A Bíblia não afirma “Terra é plana”, mas também não afirma expressamente que é esférica. Alguns textos, como Jó 26:7 e Isaías 40:22, permitem uma terra esférica. E em Jó 26:10, Deus é descrito como “um horizonte circular… no limite entre a luz e a escuridão” (NKJV), sugerindo dois hemisférios.

De qualquer forma, a Bíblia não propõe um entendimento ou não científico do planeta terra e do nosso sistema solar. A afirmação de que a Bíblia nos mostra é que o mundo é plano não tem base.

Quando corretamente compreendida, pode-se explicar ao trechos que parecem ter uma terra plana..

Com conteúdo de got questions

Deixe um comentário