Foi criado por cientistas da Universidade de Princeton um modelo 3D real da Eva bíblica?
“Eu pensei que o primeiro conjunto de humanos seria, sei lá, mais peludo do que isso,” escreveu um comentarista.
Uma alegação:
Uma imagem mostra um modelo 3D da Universidade de Princeton representando com precisão como era Eva, a primeira mulher criada por Deus na Bíblia.
Em 4 de maio de 2024, a conta X @XHabib postou uma imagem alegando ser um modelo tridimensional de Eva, a primeira mulher criada por Deus na Bíblia. A postagem recebeu mais de 5,5 milhões de visualizações e 1.600 curtidas, até o momento desta escrita.
A postagem não ofereceu nenhuma evidência corroborativa para essa afirmação, e vários usuários nos comentários apontaram a semelhança do modelo 3D com a estrela pop Taylor Swift. “Pensei que o primeiro conjunto de humanos seria, sei lá, mais cabeludo do que isso”, escreveu um dos comentaristas.
Embora a postagem afirme que “cientistas de Princeton” reconstruíram o modelo, uma pesquisa por palavra-chave no Google não revelou nenhuma publicação desse tipo pela universidade.
Quando a imagem foi submetida ao software de detecção de IA Hive, o resultado foi 100% gerado por IA.
O mesmo usuário X postou reivindicações e imagens igualmente infundadas no passado, como uma árvore de maçã que produzia iPhones e outra imagem que afirmava retratar uma renderização 3D do bíblico Adão. O formato da piada — cientistas de uma universidade de prestígio reconstruíram um modelo 3D de uma figura histórica, combinado com uma representação que se assemelha a uma celebridade — é um meme bem conhecido.
Na realidade, não há evidências científicas para Adão e Eva bíblicos, muito menos quaisquer identificadores físicos para um humano real como Eva que permitiriam aos cientistas renderizar um modelo 3D. Evidências fósseis indicam que nossos primeiros ancestrais eram parte de uma população maior; eles não estavam sozinhos na Terra.
Anteriormente, já desmentimos uma postagem semelhante que afirmava que cientistas da Universidade Stanford haviam reconstruído um modelo 3D de José, pai de Jesus Cristo, que se assemelhava muito ao ator e lutador francês André the Giant. Com conteúdo de Snopes