quem foi jezabel
Jezabel, uma das Rainhas do Antigo Testamento (1 e 2 Reis), foi a esposa do Rei Acabe, que governou o reino de Israel. Ao se opor à adoração ao Deus hebraico Yahweh, negligenciar os direitos e o bem-estar de seus súditos e desafiar os grandes profetas Elias e Eliseu, ela provocou um conflito interno que atormentou Israel por décadas.
Governo Tirânico de Jezabel
Quando Jezabel se casou com Acabe, ela o influenciou a adorar Baal, um deus da natureza. Como uma mulher em busca de mais poder, ela tentou eliminar aqueles que a questionavam, e a maioria dos profetas de Yahweh foram assassinados a seu pedido.
Esses atos malignos e tirânicos motivaram a justa vingança de Elias, que previu corretamente a ocorrência de uma severa seca como retribuição divina contra Jezabel. Elias posteriormente mandou matar os sacerdotes de Baal após eles falharem em um concurso com ele para descobrir como Deus responderia a suas orações para inflamar uma oferta de touro, Baal ou Yahweh. Quando Jezabel soube da matança, ela furiosamente jurou matar Elias, forçando-o a fugir para salvar sua vida (1 Reis 18:19–19:3).
Inveja Assassina
Outro ato cruel atribuído a Jezabel é descrito em 1 Reis 21:5-16. Próximo à residência de Acabe havia uma vinha, que ele cobiçava e desejava. Ela pertencia a um civil chamado Nabote de Jezreel.
Quando Nabote se recusou a vender sua vinha, dizendo que era “a herança de meus pais,” Jezabel o acusou falsamente de amaldiçoar “Deus e o rei,” o que resultou na morte de Nabote por apedrejamento. Elias confrontou Acabe na vinha, profetizando que ele e todos os seus sucessores seriam mortos e que os cães devorariam Jezabel.
Jezabel é Derrubada e Destituída
Alguns anos depois, Acabe morreu em combate contra os sírios, e Jezabel continuou reinando por quase mais dez anos. O herdeiro de Elias, o profeta Eliseu, manteve a determinação de acabar com a adoração a Baal. Ele ungiu um líder militar chamado Jeú para ser rei de Israel, uma ordem que provocou uma guerra civil, já que Jeorão, filho de Jezabel, estava no poder.
Jeú então matou Jeorão e buscou derrubar Jezabel para assumir o trono de Israel. Antecipando sua chegada, ela se enfeitou com roupas luxuosas para a ocasião. Olhando de sua janela, ela zombou dele, e Jeú ordenou que seus eunucos a jogassem pela janela.
Ele determinou que ela fosse enterrada na forma de filha depois de cair e morrer de um rei, porém, foi encontrado que cães haviam devorado a maior parte de seu corpo, exatamente como Elias havia predito. Jezabel passou a ser reconhecida como um modelo de mulher perversa, incorporando características de crueldade, ganância e vaidade.
Significado de Jezabel na Bíblia
Esta foi a “primeira vez que um rei de Israel se aliou por casamento com uma princesa pagã; e a aliança, neste caso, foi de um tipo particularmente desastroso. Jezabel deixou seu nome marcado na história como representante de tudo que é ardiloso, malicioso, vingativo e cruel. Ela é a primeira grande instigadora da perseguição contra os santos de Deus.
Guiada por nenhum princípio, contida por nenhum temor de Deus ou dos homens, apaixonada por seu culto pagão, ela não poupou esforços para manter a idolatria ao seu redor em todo o seu esplendor. Quatrocentos e cinquenta profetas serviram a Baal sob seus cuidados, além de quatrocentos profetas dos bosques que comiam à sua mesa (1 Reis 18:19). A idolatria também era da mais degradada e sensual espécie.”
Seu comportamento foi, em muitos aspectos, muito desastroso para os reinos de Israel e Judá (1 Reis 21:1-29). Finalmente, ela teve um fim prematuro. Quando Jeú entrou pelos portões de Jezreel, ela olhou pela janela do palácio e disse: “Teve paz Zinri, que matou seu senhor?”
Ele olhou para cima e chamou os camareiros dela, que imediatamente a jogaram pela janela, despedaçando-a na rua, e os cavalos a pisotearam. Ela foi imediatamente consumida pelos cães da rua (2 Reis 9:7-37), conforme a palavra de Elias, o tesbita (1 Reis 21:19). Seu nome posteriormente passou a ser usado como sinônimo de mulher perversa em (Apocalipse 2:20).
Jezabel é a Mulher Mais Maligna de Toda a Bíblia?
Jezabel é uma das personagens mais intrigantes da Bíblia, notável pelas inúmeras maldades que cometeu e por ter uma das cenas de morte mais dramáticas das Escrituras. Quanto mais conhecemos sua história, mais percebemos o quão misteriosa e vingativa ela era.
Quem Foi Jezabel na Bíblia?
Jezabel era filha de Etbaal, rei de Sidon. Ela se casou com Acabe, filho de Onri, rei de Israel. I Reis 16:31 destaca que Acabe já estava pecando contra Deus antes do casamento, mas piorou ao violar os mandamentos contra os israelitas casarem-se com estrangeiros.
Os sidônios adoravam vários deuses pagãos, especialmente Baal, e Acabe tornou a adoração de Baal e Aserá aceitável em Israel. Os últimos capítulos de I Reis e os capítulos nove e dez de II Reis narram a história de Jezabel, Acabe e seus confrontos com os profetas de Deus (especialmente Elias).
O Que Jezabel Fez?
(1 Reis 16-18) detalha como, por causa de Jezabel e Acabe promoverem a idolatria, Deus trouxe uma seca que terminou com Elias desafiando os profetas de Baal para ver qual deus acenderia um altar em chamas. Depois que Deus acendeu o altar de Elias, Elias matou centenas de adoradores de Baal e a chuva voltou pela primeira vez em anos.
Quando Acabe contou a Jezabel o que havia acontecido, ela enviou uma mensagem a Elias, prometendo que o mataria. Conforme detalhado em (1 Reis 19), Elias se desesperou e fugiu para Horebe, mas Deus o protegeu e lhe deu novas instruções (incluindo a de nomear seu sucessor, Eliseu).
(1 Reis 20) detalha como Acabe queria transformar uma vinha próxima ao seu palácio em um jardim de vegetais. Quando o proprietário, Nabote, recusou a oferta de Acabe, ele ficou amuado e Jezabel perguntou por que ele estava se comportando daquela maneira. Quando Acabe lhe contou o que o estava perturbando, Jezabel respondeu: “É assim que você age como rei de Israel? Levante-se e coma! Anime-se.
Eu conseguirei a vinha de Nabote, o jezreelita” (1 Reis 20:7). Depois disso, Jezabel organizou para que pessoas acusassem Nabote de amaldiçoar Deus e Acabe, e ele foi apedrejado. Acabe então tomou posse da vinha de Nabote, e Elias veio com uma profecia terrível.
Ele advertiu Acabe que sua família seria destruída, particularmente que os cães lamberiam o sangue de Acabe onde haviam lambido o sangue de Nabote e que “Cães devorarão Jezabel junto ao muro de Jezreel” (1 Reis 21:23). Acabe se arrependeu e Deus disse a Elias que havia decidido adiar essa destruição total da família de Acabe por uma geração, trazendo-a sobre o filho de Acabe, Acazias.
(1 Reis 20:22) até (2 Reis 1) descreve como Acabe morreu após uma batalha, e seu filho Acazias tentou resistir às advertências de Elias, mas acabou morrendo após cair através de uma grade do piso. Como Acazias não tinha filhos, um homem chamado Jorão assumiu o trono.
(1 Reis 2) descreve como Elias foi levado ao céu como Enoque, e Eliseu tomou seu lugar como profeta. Em (2 Reis 9), Eliseu foi até Jeú, um comandante do exército sob o comando de Jorão, e o ungiu como o novo rei de Israel. Eliseu também instruiu Jeú a exterminar a família de Acabe e repetiu a profecia de Elias de que os cães devorariam o corpo de Jezabel.
Tendo matado Jorão, filho de Jezabel, Jeú chegou a Jezreel e Jezabel o saudou com uma provocação sobre como ele havia matado seu mestre. Jeú a viu, perguntou quem estava ao seu lado e disse a alguns eunucos que estavam próximos a Jezabel: “Joguem-na para baixo!” (2 Reis 9:32-33). Os eunucos jogaram Jezabel pela janela, e quando ela caiu, os cavalos a pisotearam.
Algumas horas depois, Jeú ordenou que seus homens fossem enterrar o corpo de Jezabel, mas quando chegaram ao local, descobriram que grande parte de seu corpo havia sido devorada por cães (cumprindo a profecia de Elias e a repetição da profecia por Eliseu).
(2 Reis 10) descreve como Jeú exterminou o restante da família de Acabe, embora, notavelmente, Jeú também não tenha seguido bem os caminhos de Deus (2 Reis 10:31).
Por Que Jezabel Era Tão Má?
A Bíblia diz que Acabe “fez mais para provocar a ira do Senhor, Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele” (1 Reis 16:33). No entanto, o que mais se destaca em seu comportamento é o quão passivo ele era.
Grande parte da história de Acabe consiste nele se amuando quando não conseguia o que queria, culpando outras pessoas e chamando-as de perturbadoras quando o repreendiam por seu comportamento. Acabe ainda foi responsabilizado por suas ações, mas parece que, muitas vezes, Jezabel era o poder por trás do trono.
Portanto, (1 Reis 21:25) afirma: “Nunca houve ninguém como Acabe, que se vendeu para fazer o mal aos olhos do Senhor, instigado por sua esposa Jezabel.”
Portanto, vale a pena perguntar por que Jezabel era tão corrompida. Como não obtemos detalhes na Bíblia sobre a vida precoce de Jezabel ou as justificativas para seu comportamento, não temos uma ideia clara de suas motivações. No entanto, as poucas informações que temos sobre seu histórico fornecem algumas pistas sobre o que pode ter gerado seu comportamento.
Para começar, Jezabel era uma princesa de uma nação cananeia. Nossa informação sobre os cananeus continua a se desenvolver com estudos arqueológicos, mas o que sabemos até agora sugere que as culturas cananeias tendiam a ser brutais. Algumas nações praticavam sacrifícios de crianças ao deus Moloque, conforme referenciado em (2 Reis 23:10).
Outras praticavam prostituição em templos e santuários — daí porque (1 Reis 15:12) e outras passagens mencionam reformadores expulsando prostitutos sagrados ao remover práticas pagãs de Israel. Nas culturas cananeias, os deuses eram vistos como figuras territoriais (deuses desta ou daquela nação), então críticas a um deus eram ataques contra os governantes da nação.
Isso significa que Jezabel provavelmente cresceu com uma ideia vingativa e brutal do que significava governar pessoas. Um bom governante cananeu exigia que as pessoas seguissem seu deus patrono, manipulação sexual ou interpessoal fazia parte do jogo, e diferenças de opinião não eram toleradas.
Vemos indícios dessa atitude na resposta de Jezabel ao comportamento amuado de Acabe; ela parece incomodada com ele agindo como uma criança, mas também implica que a maneira de “agir como rei de Israel” era fazer o que ela fazia (falsas acusações, assassinato e roubo).
Como muitas culturas pagãs ao longo da história tinham figuras matriarcais maliciosas (deusas-mãe com associações sangrentas e sexuais, sacerdotisas que combinavam prostituição de templo e sacrifícios humanos, etc.), é possível que Jezabel tenha sido criada com uma ideia particularmente violenta do que as governantes femininas deveriam fazer.
Não temos muitos detalhes na Bíblia sobre como os governantes cananeus se comportavam, exceto quando estavam lutando contra os israelitas, então é possível que Jezabel se comportasse mais ou menos como uma rainha cananeia em sua posição deveria se comportar.
Ter um marido infantil como Acabe teria apenas tornado seu comportamento mais perceptível, criando oportunidades para ela levar o comportamento vingativo a novos extremos.
3 Lições de Advertência da Vida de Jezabel
Jezabel cometeu mais do que a sua cota de erros, então há várias lições de advertência que podemos aprender com sua história. Aqui estão três lições básicas que todos podemos começar a aplicar hoje:
Case-se com Alguém que te Desafie. É provável que, quando Jezabel e Acabe se casaram, ela já tivesse uma personalidade controladora. No entanto, ter um cônjuge passivo como Acabe criou oportunidades para que isso se desenvolvesse ainda mais, enquanto um cônjuge mais forte poderia ter desafiado Jezabel a amadurecer.
Com a Liderança Vem a Responsabilidade. Não conhecemos todas as atitudes de Jezabel em relação a governar pessoas, mas suas ações com Nabote e suas provocações a Jeú sugerem que ela acreditava que o poder era dela para usar como bem entendesse. Ela aprendeu da forma mais difícil que isso não estava correto. Liderar exige integridade e responsabilidade.
Assuma Seus Erros. Quando Jezabel soube que Elias havia matado seus sacerdotes em um evento público que claramente mostrou que o Deus de Elias era mais poderoso do que os deuses dela, ela não se arrependeu nem reconheceu que isso demonstrava a falta de poder dos seus deuses. Em vez disso, sua resposta foi planejar vingança e contra-atacar sem refletir sobre o que esse evento revelava sobre suas escolhas. Admitir erros e aprender com eles é crucial. Com conteúdo de Bible Study Tools.
Fabio Santos é um estudioso da Bíblia dedicado a ajudar as pessoas a encontrarem respostas para suas dúvidas relacionadas às Escrituras. Sua paixão e conhecimento são uma fonte confiável de orientação e esclarecimento para aqueles que buscam compreensão na Palavra de Deus.