Quem Foi Davi na Bíblia? Descubra a História Fascinante!

Quem Foi Davi na Bíblia?

Davi era o “segundo coração de Deus”, de acordo com Atos dos Apóstolos 13:22. Foi o rei mais conhecido de Israel também. Anteriormente, Davi trabalhou como escudeiro, pastor de ovelhas, poeta, músico e líder militar. Davi escreveu um grande número de salmos que falavam sobre o amor, a fé, sobre humildade e a fé em Deus. O Salmo 23 é o mais conhecido porque expressa sua necessidade de depender de Deus, como uma ovelha precisa de seu pastor. Davi era descendente de Jesus e pertencia à tribo de Judá.

Antes do trono

O primeiro filho de Jessé, que veio de Belém de Judá, era Davi. Quando ele era bastante jovem, ele cuidava das ovelhas de seu pai e tocava harpa. Deus enviando o profeta Samuel a ungir Davi como rei de Israel depois que Saul foi rejeitado como rei. O coração de Davi foi visto pelo Senhor, ao contrário do que o profeta viu na aparência de Saul e dos irmãos de Davi.

O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”.

1 Samuel 16:7

Davi foi chamado do pasto e ungido como rei de Israel, apesar de ter sido esquecido de jantar com o profeta Samuel. Depois disso, ele recebeu o Espírito Santo (1 Samuel 16:11-13).

Mais tarde, Davi trabalhou como escudeiro e tocava harpa para o rei Saul. Quando Israel foi atacada pelos filisteus, Davi derrotou o gigante Golias e se tornou um guerreiro famoso e apreciado em Israel. Como ele tinha sucesso em tudo o que fazia, Saul ficou com inveja dele e tentou matá-lo (1 Samuel 18:7-9). Mas Davi foi ajudado a fugir por Jônatas, filho de Saul.

Davi foi fugitivo por anos. Ele se tornou mercenário após se unir a um grupo de guerreiros. Mesmo sabendo que Saul seria rei depois dele, Davi não o matou (1 Samuel 24:6-7).

O rei Davi

Davi assumiu o cargo de rei da tribo de Judá após a morte de Saul na batalha. Ele governou Judá durante sete anos até que o herdeiro de Saul, Is-Bosete, morresse. Ele então assumiu o cargo de rei de todo Israel (2 Samuel 5:4–5).

Durante seu reinado, Davi participou de várias guerras e ganhou muitas vitórias. Ele fortaleceu o poder de Israel e estabeleceu Jerusalém como sua capital. Davi preparou o terreno para construir um templo consagrado ao Senhor quando trouxe a Arca da Aliança para Jerusalém.

As três principais falhas de Davi

Desde a infância, Davi foi um homem de grande valor e caráter. A lista de todas as suas realizações positivas seria muito extensa. Por exemplo:

  • Quando Davi enfrentou o gigante Golias, ele confiou completamente no Senhor.
  • Não matou o rei Saul, que o perseguia.
  • Venceu os filisteus, moabitas, siros e edomitas e libertou o povo de Deus de seus inimigos.
  • Foi gentil com o único filho vivo de Saul (2 Samuel 9:1-13).
  • Adorou a Deus com hinos, poemas, orações e ações de graça (1 Crônicas 16:7-36)

Davi, por outro lado, também cometeu muitos pecados, como todos nós. A diferença é que ele era genuinamente arrependido.

Podemos destacar três dos pecados mais graves que Davi cometeu:

  • Ato sexual contra Bate-Seba (2 Samuel 11:1-5)
  • Armadilhas e execução de Urias (2 Samuel 11:6-25)
  • A realização de um censo público (2 Samuel 24:1-25)

Davi cometeu os erros e Deus não o apoiou quando fez o mal. Davi sofreu as consequências de todos esses pecados. No entanto, ele buscou a Deus arrependido. Ele estava ciente de que sua salvação dependia exclusivamente de Deus, conforme expresso em Salmos 51:12-13.

As falhas de Davi não são elogiadas pela Bíblia. Por outro lado, ele registra suas experiências boas e ruins para que possamos entender que só Jesus Cristo é totalmente perfeito. Sim, ele é o exemplo mais importante para todos nós. Quando Davi profetizou sobre o Cristo no Salmos 22, ele se referia ao verdadeiro Rei e ao reino eterno que ele administraria.

A linhagem de Davi

Davi teve muitas esposas. Apesar disso, ele cometeu adultério com Bate-Seba, a esposa de Urias, como mencionamos anteriormente. Quando ela ficou grávida, Davi conspirou para que Urias morresse na guerra para poder ficar com ela. No entanto, Deus puniu Davi por sua transgressão e a criança faleceu (2 Samuel 12:13-14). Davi se arrependeu de seus pecados graves, mas isso levou a graves consequências, como muitos problemas para sua família depois.

Embora Davi tenha governado bem seu país, ele não governou bem sua família. Um de seus filhos era rebelde e violento. Eles colocaram Davi em muitas dificuldades, incluindo tentando usurpar seu trono. Três de seus filhos morreram como resultado.

Salomão foi o sucessor de Davi no trono de Israel após sua morte.

Compreenda a razão pela qual Davi foi chamado de “um homem segundo o coração de Deus”.

Embora Davi não fosse um homem perfeito, ele amava a Deus. Davi fez o seu melhor para seguir o Senhor. Por vários motivos, Davi foi considerado um homem que agradava ao Senhor:

Podemos aprender a amar, adorar e servir a Deus com todo o nosso coração, assim como Davi fez. Com conteúdo de Respostas Bíblicas

Deixe um comentário