Dízimo no Novo Testamento: O Que Você Precisa Saber em 2024!

principais conclusões:

  • Origem e Prática do Dízimo: O dízimo é uma prática estabelecida no Antigo Testamento, mencionada em Levítico 27:30, Números 18:26, Deuteronômio 14:22 e 2 Crônicas 31:5.Mesmo antes da lei mosaica, Abraão e Jacó praticaram o dízimo (Gênesis 14:20 e Gênesis 28:22).
  • Dízimo no Novo Testamento: Jesus endossa o dízimo, mas enfatiza que deve ser acompanhado por justiça, misericórdia e fé (Mateus 23:23, Lucas 11:42).Os cristãos são encorajados a dar generosamente, mas a prática do dízimo como obrigação não é enfatizada. O foco é na voluntariedade e alegria ao doar (2 Coríntios 9:6-7).
  • Onde fala do dízimo na bíblia no novo testamento: Em (Mateus 23:23) e (Lucas 11:42) Jesus critica os fariseus por serem meticulosos na prática do dízimo enquanto negligenciam aspectos mais importantes da lei, como a justiça, a misericórdia e a fé.

Dizimo no Novo Testamento o que é falado sobre? É uma obrigação e devemos continuar dando nosso dinheiro à igreja? Vamos examinar versículos bíblicos para responder sobre dizimo no novo testamento!

dizimo no novo testamento

dizimo no novo testamento

Dizimo no novo testamento dar o dízimo ou não dar dízimo – eis a questão.

Em algum momento, todo cristão enfrentará a questão de decidir se deseja ou não dar o dízimo.

Mais importante do que confiar no extrato bancário ou nos sentimentos pessoais sobre o dizimo no novo testamento, no entanto, é olhar para a verdade sobre o dizimo no novo testamento. O que no novo Testamento fala sobre o dízimo? O que Jesus disse sobre o dizimo no novo testamento? Qual é o propósito de dar dinheiro à igreja, afinal, e quando o dízimo começou na igreja?

Neste guia, vamos esclarecer o que a Bíblia realmente diz sobre o dizimo no novo testamento. Vamos desvendar as origens de “dar 10% do seu dinheiro a Deus” para descobrir quão bíblica e relevante é essa prática nos dias de hoje.

O que a Bíblia diz sobre dar o Dízimo de um Décimo?

dizimo no novo testamento
dizimo no novo testamento

O versículo onde fala do dizimo no novo testamento é encontrado em Levítico 27:30: “‘O dízimo de qualquer coisa da terra, seja cereais do solo ou frutos, é do Senhor.” A exigência de 10% especificamente vem da tradução hebraica de dízimo, “עשר” ou “dez”.

Outros trechos também falam sobre o dízimo, como os seguintes:

  • Números 18:26: “Fala com os levitas e diz: “Quando você receber o dízimo que dou-lhes dos israelitas, vocês devem separar um décimo desse dízimo para oferecer ao Senhor”.
  • Deuteronômio 14:22: “Com certeza, você reservará uma parte de sua produção anual.”
  • 2 Crônicas 31:5: “Os israelitas de boa generosidade deram primeiro assim que a ordem foi dada. trigo, vinho novo, azeite e mel, bem como de todas as outras coisas que haviam sido cultivadas em seus campos. Trouxeram muito, um dízimo de tudo.”

Então, a Bíblia realmente diz para dar 10%? Sim. Mesmo antes de os dízimos serem exigidos pela lei mosaica, Abraão deu o dízimo uma vez (Gênesis 14:20) e Jacó prometeu dar o dízimo de tudo o que tinha (Gênesis 28:22).

Mais tarde, a ordem do Antigo Testamento era de muitos dízimos para levitas, para operações no templo e festas, também os pobres desafortunados. No total, os dízimos correspondiam a 20-30% do dinheiro recebido, além de qualquer doação voluntária adicional das primícias e ofertas voluntárias, que detalharemos na próxima seção.

Lei dos Dízimos e Ofertas

dizimo no novo testamento

Nos livros do Antigo Testamento de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, Deus deu a Moisés a Lei que incluía instruções sobre como dar generosamente a Deus e ao seu povo.

Aqui estão alguns dos dízimos e ofertas exigidos que os israelitas tinham que dar:

  • O Primeiro Dízimo: Todas as famílias israelitas eram solicitadas a dar um décimo de sua produção, rebanhos e manadas. Essa quantia era separada e dada ao Senhor anualmente para apoiar os levitas em seu serviço sacerdotal, pois não tinham outra fonte de renda ou propriedade de terra (Levítico 27:30-33 e Números 18:21-24).
  • O Dízimo do Festival: Os israelitas, principalmente em Jerusalém, tinham que dar outro décimo de seus recursos para patrocinar festas e festivais religiosos ao longo do ano. Esses eventos eram grandes celebrações religiosas, então os israelitas não pouparam esforços para trazer agradecimento e louvor a Deus (Deuteronômio 14:22-27).
  • O Dízimo para os Pobres: Os israelitas tinham que dar um dízimo aos pobres e necessitados a cada terceiro ano. Não está claro se este é um terço do dízimo completo ou se o segundo Dízimo do Festival estava sendo doado aos pobres naquele ano (Deuteronômio 14:28-29), mas certamente havia um dízimo reservado para os desafortunados.

O propósito do dízimo é apoiar o trabalho contínuo do povo de Deus. Isso difere do propósito das ofertas, que atuavam como agradecimento pessoal e arrependimento de pecados:

  • Ofertas Propiciatórias: Estas ofertas eram destinadas como um sacrifício material para expiar os pecados de alguém, tanto conhecidos quanto desconhecidos. Existem dois tipos nesta categoria: a Oferta pelo Pecado mencionada em Êxodo 29:14, 36, e Levítico 4, e a Oferta de Culpa mencionada em Levítico 5:14 a 6:7.
  • Ofertas Dedicatórias: Estas ofertas lembravam os israelitas da contínua bondade de Deus. Havia três tipos nesta categoria: a Oferta Queimada mencionada em Levítico 1:3-17, a Oferta de Cereais em Levítico 2:1-16, e a Oferta de Bebida em Números 28:14 e 29:6.
  • Ofertas Comunitárias: Estas ofertas incluem a Oferta de Paz em Levítico 3 e 7:11-26 e a Oferta Votiva em Levítico 7:16-17 e Números 6:21. Um voto muitas vezes acompanha a Oferta Votiva.

dizimo novo testamento

Estabelecemos que o Antigo Testamento tinha muitas regras sobre dízimos e ofertas, mas e o dizimo no novo testamento? Depois que Jesus salvou a humanidade da morte eterna, Ele introduziu uma nova perspectiva sobre o dízimo e as ofertas (João 3:16). Jesus endossa o dízimo – mas espera que Seus seguidores ultrapassem a justiça dos escribas e fariseus, a quem Ele encorajou a continuar dando o dízimo (Mateus 23:23).

Aqui estão as ideias-chave do princípio de dar:

  • Deus é dono de tudo, e Seu povo são “gerentes de dinheiro”. Deus continua a prover tudo o que eles precisam, inclusive dinheiro (1 Coríntios 10:26). Por sua vez, eles devem gerenciar o dinheiro para que as bênçãos e a generosidade de Deus não sejam desperdiçadas. Além disso, ganhar dinheiro só é possível por meio Dele, então os cristãos podem mostrar sua gratidão retornando uma porção a Ele.
  • Dar a Deus é o melhor antídoto para o materialismo. O dinheiro não pode comprar felicidade. Em vez disso, a felicidade é alcançada por quem a pessoa tem (Deus) em vez do que a pessoa adquiriu (coisas). “Ele aconselha aos bem afortunados que não se orgulharem ou confiar na riqueza incerto; em vez disso, eles devem confiar em Deus, que nos dá tudo o que precisamos para aproveitá-lo.” (1 Timóteo 6:17)
  • Os cristãos devem dar à igreja na proporção da provisão de Deus. Em vez de perguntar “Quanto é necessário?”, os cristãos devem perguntar “Quanto posso dar?” O dízimo no Antigo Testamento estabeleceu regras para dar de forma proporcional. Hoje, qualquer pessoa dedicada a Cristo deve ser capaz de oferecer voluntariamente uma porção apropriada de sua riqueza para apoiar as operações contínuas de sua igreja.

Por fim, uma observação sobre Hebreus 7, um trecho que compara Melquisedeque – o sacerdote a quem Abraão deu um décimo do que possuía – a Jesus.

Este Melquisedeque era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo. Ele encontrou Abraão retornando da derrota dos reis e o abençoou, e Abraão deu-lhe um décimo de tudo. Primeiro, o nome Melquisedeque significa “rei da justiça”; então também, “rei de Salém” significa “rei da paz”. Não tem pai, não tem mãe, não tem genealogia, sem inicio de dias nem o final dela, assemelhando-se ao Filho de Deus, ele ficará para sempre como sacerdote. (Hebreus 7:1-3)

A Antiga Aliança de cumprir leis para obter perdão é cumprida na Nova Aliança de fé em Jesus. O escritor de Hebreus deixa claro que Jesus é um Sumo Sacerdote para sempre na ordem de Melquisedeque. O primeiro dízimo foi dado a Melquisedeque por Abraão. Os cristãos são filhos da semente de Abraão.

Jesus recebe dízimos dos crentes que O consideram seu Sumo Sacerdote, assim como Melquisedeque recebeu de Abraão.

O dizimo no novo testamento é 10%?

dizimo no novo testamento

Um dízimo é um décimo, mas não tem nenhum valor espiritual intrínseco. O décimo dos despojos que Abraão deu poderia ser interpretado como “o melhor do monte”. Era o primeiro e o melhor que Abraão tinha, e ele decidiu dar isso.

Paulo deixa claro que a generosidade deve ser alegre e voluntária (2 Coríntios 9:6-7). Não devemos permitir que a lei do Antigo Pacto do dízimo se torne um obstáculo para abraçar o comportamento de generosidade do Novo Pacto.

Algumas pessoas podem começar com 1% e progredir a partir daí. O ponto é quebrar a maldição do “amor pelo dinheiro” reorganizando nossas prioridades na construção do Reino de Deus.

Onde fala do dízimo na bíblia no novo testamento

No Novo Testamento, a prática do dízimo não é enfatizada da mesma forma que no Antigo Testamento, mas há algumas menções e princípios que se referem a ele:


Mateus 23:23 e Lucas 11:42: Jesus critica os fariseus por serem meticulosos na prática do dízimo enquanto negligenciam aspectos mais importantes da lei, como a justiça, a misericórdia e a fé. Ele diz: “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês deveriam praticar estas coisas, sem omitir aquelas.”


Hebreus 7:1-10: Esta passagem discute Melquisedeque e sua relação com Abraão, mencionando como Abraão deu a Melquisedeque o dízimo de tudo. Esta menção serve para discutir a superioridade do sacerdócio de Melquisedeque (e, por extensão, de Cristo) sobre o sacerdócio levítico.

dizimo no novo testamento – Reflexões de John MacArthur

John MacArthur é um pastor e autor icônico conhecido por seu ensino cristão internacionalmente sindicalizado via rádio, televisão e um site chamado Graça a Vós. Ele tem sido o pastor da Grace Community Church desde 1969, uma igreja não denominacional em Sun Valley, Califórnia.

Atualmente, ele é um pastor muito conhecido que a maioria dos cristãos em todo o mundo admira – alguém que teve muitos pensamentos sobre dizimo no Novo Testamento, tais como:

  • Existem dois tipos de doação: doar para o governo, que é sempre compulsório; e doar para Deus, que é sempre voluntário. No Antigo Testamento, como os sacerdotes levitas eram o governo civil, os dízimos eram impostos obrigatórios para financiar o orçamento nacional em Israel.
  • Dizimo no novo testamento, os cristãos não eram mais ordenados a dar o dízimo, mas sim incentivados a dar voluntariamente à igreja (e a Deus) na proporção de sua riqueza. Mesmo em passagens do dizimo no novo testamento como Mateus 22:15-22, Mateus 23:23 e Romanos 13:1-7, Jesus estava apenas se referindo ao mandamento do Antigo Testamento sobre o dízimo – não advogando pelo retorno da obrigação.

As orientações para o dizimo no novo testamento e as ofertas hoje são bastante diferentes, mas explicadas adequadamente por Paulo. “Aqueles que semeiam com cuidado também colherão cuidadosamente; aqueles que semeiam com generosidade também colherão generosamente.

Cada um deve dar o que sente realmente, não por obrigação ou tristeza, porque Jesus gosta de quem doa com amor.” (2 Coríntios 9:6-7)

Quando começou o dízimo na igreja

dízimos no novo testamento

O dízimo começou mesmo antes de a Lei ser dada a Moisés, principalmente como um retorno voluntário pelo auxílio de Deus ao seu povo para superar desafios importantes. Podemos ver isso nesses dois versículos:

  • Gênesis 14:20: Abrão “deu a Deus uma décima parte de tudo” para mostrar sua gratidão por derrotar Quedorlaomer e os reis que se aliaram a ele.
  • Gênesis 28:18-22: Jacó prometeu a Deus que, “Te darei o dízimo de tudo que me darem.” em resposta à bênção de Deus de que as promessas da Aliança dadas a Abraão agora fluiriam por meio dele.

Então, quando começou o dízimo na igreja? Resumidamente, o dízimo começou no Antigo Testamento para os israelitas apoiarem o templo. Hoje, embora não sejamos obrigados a dar um décimo de tudo o que temos, continuamos a usar o dízimo como um guia para a quantidade mínima a dar livre e alegremente à igreja.

Quando o dízimo se tornou dinheiro

De certa forma, o dízimo sempre envolveu dinheiro.

Nos tempos bíblicos, os israelitas eram solicitados a dar o dízimo de suas colheitas e rebanhos porque não tinham as notas de papel e cheques de hoje. Eles usavam principalmente um sistema de troca, o que significa que os produtos agrícolas, rebanhos e manadas eram o seu dinheiro.

À medida que o mundo foi sendo gradualmente apresentado às formas de dinheiro que conhecemos hoje, o sistema de dízimo também se ajustou de acordo. Desta forma, a exigência do Antigo Testamento de dar 10% das colheitas e rebanhos equivale a 10% da renda na economia atual.

O dízimo é bíblico?

Há diferentes opiniões sobre esta questão. Alguns cristãos acreditam que ainda estamos obrigados ao padrão de dar o dízimo de 10%; outros acreditam que estamos liberados desta lei, mas que ainda somos chamados a uma generosidade radical.

Independentemente disso, os cristãos ainda acreditam que tudo o que têm vem de Deus, então é natural que eles “dêem o dízimo” de uma porção de seus ganhos em agradecimento ao Deus que servem. Em última análise, o dízimo de 10% é apenas o começo do que a generosidade poderia representar para a Igreja.

onde fala na bíblia do dizimo no novo testamento

Dizimo no novo testamento, é mencionado diretamente em poucas ocasiões, e as referências são principalmente discutidas no contexto dos ensinamentos de Jesus sobre a justiça, a misericórdia e a fé. Aqui estão os principais versículos que mencionam o dizimo no Novo Testamento:

  1. Mateus 23:23 – Jesus critica os fariseus por darem grande importância ao dízimo de ervas como a hortelã, o endro e o cominho, mas negligenciarem questões mais importantes da lei, como a justiça, a misericórdia e a fé. Ele enfatiza que esses últimos aspectos são mais importantes, embora o dízimo não deva ser negligenciado.
  2. Lucas 11:42 – Este versículo é paralelo ao de Mateus 23:23, onde Jesus também repreende os fariseus pelo mesmo motivo, destacando a importância de priorizar a justiça e o amor de Deus enquanto se pratica o dízimo.
  3. Lucas 18:12 – Neste versículo, um fariseu orgulhosamente declara que dá o dízimo de tudo o que ganha como parte de sua justificação de sua própria retidão diante de Deus, contrastando com o publicano que simplesmente pede a misericórdia de Deus.
  4. 2 Coríntios 9:7 – Cada um contribua segundo tiver decidido em seu coração, não com tristeza ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.
  5. Atos 20:35 – Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’”.
  6. Malaquias 3:10 – Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.
  7. 1 Timóteo 5:8 – Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior do que um descrente.
  8. Lucas 6:38 – Deem, e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês”.
  9. 1 Coríntios 16:2 – No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja necessário fazer coletas quando eu chegar.
  10. Hebreus 7:5 – Agora, aqueles que recebem o dízimo são homens mortais; mas, segundo a Escritura, Levi também o pagava quando o dízimo foi entregue a ele por Abraão.
  11. Mateus 6:1-4 – “Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. “Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.
  12. Hebreus 7:1-28 – Este Melquisedeque era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo. Ele abençoou Abrão, quando este retornava depois de derrotar os reis, e Abrão lhe deu o dízimo de tudo o que havia trazido de volta. O nome Melquisedeque significa “rei de justiça”; e também “rei de Salém” significa “rei de paz”. Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem princípio de dias nem fim de vida, Melquisedeque é feito semelhante ao Filho de Deus e permanece sacerdote para sempre. Considerem, pois, como foi grande esse homem! Até mesmo o patriarca Abrão lhe deu o dízimo dos despojos! Os descendentes de Levi, que recebem o sacerdócio, têm uma ordem, segundo a lei, de cobrar o dízimo do povo, isto é, dos seus irmãos, embora estes também sejam descendentes de Abrão…
  13. Mateus 5:17-20 – “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Pois em verdade eu digo que, até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais desaparecerá da Lei até que tudo se cumpra. Portanto, qualquer que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos outros será chamado menor no Reino dos céus; mas qualquer que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus. Pois eu digo que, a menos que a justiça de vocês supere a dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus.
  14. Malaquias 3:8-12 – “Será que um simples mortal pode roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. “E ainda perguntam: ‘Como é que estamos te roubando? ‘ Nos dízimos e nas ofertas. Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão me roubando; toda a nação de vocês está me roubando. Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las. Impedirei que pragas devorem suas colheitas, e as videiras nos campos não perderão o seu fruto”, diz o Senhor dos Exércitos. “Então todas as nações os chamarão felizes, porque a terra de vocês será maravilhosa”, diz o Senhor dos Exércitos.
  15. Hebreus 7:8 – Em um caso, os dízimos são pagos por homens mortais; no outro caso, por aquele de quem se declara que vive.
  16. Provérbios 3:9-10 – Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.
  17. Atos 2:44-47 – Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.
  18. Lucas 12:33 – Vendam o que possuem e deem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói.
  19. 2 Coríntios 8:1-24 – Queremos que vocês saibam, irmãos, acerca da graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia. No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade. Pois dou testemunho de que eles deram tudo o que podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria, eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos. E não somente fizeram como esperávamos, mas primeiramente deram a si mesmos ao Senhor e depois a nós, pela vontade de Deus. …

quem foi o primeiro a dizimar na bíblia?

Se voltarmos às páginas do Antigo Testamento, encontraremos uma figura que é frequentemente associada ao dízimo: Abraão. Ele é conhecido não apenas como o pai da fé, mas também como um exemplo de generosidade e obediência a Deus.

A história de Abraão e seu ato de dizimar é registrada no livro de Gênesis, no capítulo 14, versículos 18 a 20. Neste relato, Abraão encontra-se com Melquisedeque, que é descrito como sacerdote do Deus Altíssimo. Melquisedeque abençoa Abraão e este, em resposta, oferece a décima parte de tudo o que tinha como dízimo.

Este episódio é significativo por várias razões. Primeiramente, mostra a prática do dízimo sendo estabelecida muito antes da lei mosaica, que é onde muitas vezes associamos essa prática. Em segundo lugar, demonstra a gratidão e reverência de Abraão para com Deus, reconhecendo que tudo o que ele tinha vinha das mãos do Altíssimo. E por último, mas não menos importante, estabelece um padrão para os crentes de todas as gerações, mostrando a importância de reconhecer a soberania de Deus sobre nossas vidas por meio do ato de dar o dízimo.

Portanto, quando consideramos quem foi o primeiro a dizimar na Bíblia, encontramos em Abraão não apenas um exemplo de fé, mas também um precursor da prática do dízimo que continua a ser uma parte vital da vida espiritual de muitos hoje.

posso dar o dízimo para uma pessoa necessitada

É valorizado a caridade e a ajuda aos necessitados, então doar para pessoas necessitadas é uma prática encorajada, embora não seja considerada como dízimo, que geralmente é destinado ao sustento da comunidade e das obras pastorais.

como os pastores usavam os dizimos no novo testamento

No Novo Testamento, a prática do dizimo no novo testamento e ofertas é mencionada, mas o uso específico dos dízimos pelos líderes da igreja, ou pastores, não é detalhadamente descrito como no Antigo Testamento. No entanto, podemos inferir algumas formas de uso com base nos princípios e práticas observadas nas comunidades cristãs primitivas:

  1. Suporte aos Líderes da Igreja: Assim como os sacerdotes e levitas no Antigo Testamento eram sustentados pelo dizimo no novo testamento, os apóstolos e líderes da igreja também eram sustentados pelas contribuições dos fiéis. Paulo menciona em 1 Coríntios 9:13-14 que aqueles que pregam o evangelho devem viver do evangelho.
  2. Ajuda aos Necessitados: Uma das principais aplicações das ofertas e contribuições na igreja primitiva era o apoio aos pobres e necessitados. Em Atos 4:34-35, lemos que os crentes vendiam suas propriedades e traziam o dinheiro aos pés dos apóstolos para ser distribuído conforme a necessidade.
  3. Missões e Evangelismo: As contribuições também eram usadas para apoiar as missões e o trabalho evangelístico. Paulo, por exemplo, recebeu apoio financeiro de várias igrejas para suas viagens missionárias (Filipenses 4:15-16).
  4. Manutenção da Igreja: As ofertas podiam ser usadas para manter as necessidades materiais da igreja, como os locais de reunião e outros recursos necessários para a prática do culto e a comunhão dos crentes.

Leia também: Quem foi o primeiro dizimista na bíblia

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES: dizimo no novo testamento

O que diz a Bíblia sobre o dízimo no Novo Testamento?

O dízimo é mencionado em várias passagens, especialmente nos evangelhos.

O que Jesus Cristo fala sobre o dízimo?

Jesus Cristo ensina sobre a importância da generosidade e da partilha, mas não há uma instrução direta sobre o dízimo como nos tempos do Antigo Testamento.

O que Paulo fala sobre o dízimo?

O apóstolo Paulo não faz menção direta ao dízimo em suas cartas no Novo Testamento.

Qual o valor do dízimo no Novo Testamento?

No Novo Testamento, não há um valor específico estipulado para o dízimo como nos tempos do Antigo Testamento.

Onde está escrito na Bíblia que tem que dar 10% do dízimo?

No Novo Testamento, não há uma prescrição específica sobre dar exatamente 10% do dízimo como no Antigo Testamento.

É obrigatório dar o dízimo na igreja?

O dízimo não é obrigatório, mas os fiéis são encorajados a contribuir com generosidade para o sustento da comunidade e das obras pastorais.

O que está escrito em Mateus 23:23?

Em Mateus 23:23, Jesus diz: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas!”.

O que está escrito em Mateus 5:28?

Em Mateus 5:28, Jesus diz: “Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.”

posso dar o dízimo para uma pessoa necessitada?

É valorizado a caridade e a ajuda aos necessitados, então doar para pessoas necessitadas é uma prática encorajada, embora não seja considerada como dízimo, que geralmente é destinado ao sustento da comunidade e das obras pastorais.

O que acontece com quem não dá o dízimo?

Não há uma punição específica para quem não dá o dízimo, mas a generosidade e a partilha são consideradas virtudes cristãs importantes para o crescimento espiritual e a vivência da fé.

como os pastores usavam os dizimos no novo testamento?

No Novo Testamento, os dízimos e ofertas são usados principalmente para:
Suporte aos Líderes da Igreja: Sustentar apóstolos e líderes da igreja.
Ajuda aos Necessitados: Apoiar os pobres e necessitados.
Missões e Evangelismo: Financiar viagens missionárias e o trabalho evangelístico.
Manutenção da Igreja: Manter os locais de reunião e recursos necessários para o culto.

onde fala do dízimo na bíblia no novo testamento?

No Novo Testamento, a prática do dízimo não é enfatizada da mesma forma que no Antigo Testamento, mas há algumas menções e princípios que se referem a ele:
Mateus 23:23 e Lucas 11:42: Jesus critica os fariseus por serem meticulosos na prática do dízimo enquanto negligenciam aspectos mais importantes da lei, como a justiça, a misericórdia e a fé. Ele diz: “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês deveriam praticar estas coisas, sem omitir aquelas.”
Hebreus 7:1-10: Esta passagem discute Melquisedeque e sua relação com Abraão, mencionando como Abraão deu a Melquisedeque o dízimo de tudo. Esta menção serve para discutir a superioridade do sacerdócio de Melquisedeque (e, por extensão, de Cristo) sobre o sacerdócio levítico.

Deixe um comentário