O que a Bíblia diz sobre o aborto?
Enquanto a cultura atual está dividida sobre a questão do aborto, buscamos nas Escrituras e nos perguntamos: “O que a Bíblia diz sobre o aborto?”
Como um cristão de 22 anos que trabalha ativamente no corpo de Cristo, tenho observado uma tendência alarmante nos pontos de vista e sistemas de crenças de meus colegas cristãos. Quando a questão da santidade da vida surge, parece que os jovens cristãos se dividem em três grupos: o grupo do silêncio, o grupo da compaixão deslocada e aqueles que perguntam: O que a Bíblia diz sobre o aborto? (também conhecidos como o povo da Palavra). Vou tentar descrever brevemente esses três grupos para termos uma imagem mais clara das complicações atuais em nosso movimento.
Diferentes Visões sobre a Bíblia e o Aborto
1. o grupo do silêncio
O “Grupo do Silêncio” consiste em pessoas que geralmente estão familiarizadas com o destaque bíblico sobre o valor da vida. Este grupo geralmente concorda com a afirmação da Bíblia de que a vida deve ser protegida desde o útero até o túmulo. No entanto, seu acordo interno com as Escrituras permanece trancado dentro de seus corações temerosos.
2. O Grupo da Compaixão Deslocada
Muitos jovens cristãos demonstram compaixão deslocada, favorecendo os medos situacionais de uma gravidez inesperada em vez de derramar misericórdia sobre a injustiça do aborto.
Seja bem claro: os cristãos devem demonstrar uma compaixão radical por TODAS as mulheres que se encontram em uma situação de gravidez assustadora (1 Coríntios 16:14 e 1 João 4:8). No entanto, nossa compaixão deve ser diferente da do mundo. A compaixão do mundo encorajará as mulheres a fazerem um aborto para que possam seguir seus sonhos e serem bem-sucedidas. A compaixão de Cristo se une às mulheres e as ajuda a acreditar que serão ótimas mães e a descansar no conhecimento do que Deus diz sobre o aborto e como Ele está ao lado delas. Ela as capacita com recursos para continuar seguindo seus sonhos mesmo depois de terem o bebê.
3. O Povo da Palavra
Este grupo é composto por pessoas que acreditam que a vida vale a pena defender. E eles fazem isso com palavras e ações. Essas pessoas não têm medo da opinião do mundo sobre o aborto; em vez disso, estão apenas preocupadas em promover os valores do Reino e seguir o que a Bíblia diz sobre o aborto.
Assim como os protestos pacíficos da Marcha pela Vida, encontramos evidências de que os jovens de hoje estão ansiando pela Verdade. A busca pela Verdade é um problema que apenas um homem, Jesus Cristo, pode resolver.
Como corpo de Cristo, a Igreja deve tomar a iniciativa de estender nossas mãos e corações àqueles que desejam conhecer a Verdade. Devemos saber o que Deus diz sobre o aborto. Além disso, a Igreja deve se tornar a fonte de inspiração para aqueles que estão dominados pelo medo ao considerar expressar suas opiniões sobre o aborto. Este assunto importa para Deus, então devemos responder com atos de adoração e entrega enquanto advogamos em nome dos indefesos e mostramos claramente o que a Bíblia diz sobre o aborto.
O que a Bíblia diz sobre o aborto?
A Bíblia tem muito a dizer sobre o aborto e o pré-nascido. Ela consistentemente proclama a importância máxima de proteger a vida no útero. Essa representação é encontrada no Antigo e no Novo Testamento, especialmente nos Salmos e na vida de Jesus enquanto descansava no útero de Maria (Salmo 139, Salmo 51, Lucas 1).
Dois dos meus trechos favoritos onde Deus enfatiza o valor da vida no útero e Seu cuidado compassivo pelo pré-nascido são encontrados em Jeremias 1:4-5 e Isaías 49:1b. Ambos os trechos são surpreendentemente semelhantes, pois cada profeta está refletindo sobre seu chamado do céu. O relato de Jeremias diz:
“Agora veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: ‘Antes de eu te formar no ventre, eu te conheci, e antes de você nascer, eu te consagrei; eu te designei profeta para as nações.'”
Jeremias 1:4-5
Isaías escreve de forma semelhante, com o mesmo padrão de pensamento, dizendo:
“O Senhor me chamou desde o ventre, desde o corpo de minha mãe ele pronunciou meu nome.”
Isaías 49:1b
Tanto Jeremias quanto Isaías consistentemente ouviram do Senhor e foram usados como porta-vozes de Deus para o seu povo. Em seus relacionamentos pessoais duradouros com Deus, ambos permanecem convencidos de que foram designados para realizar a obra do Reino ainda no útero. Ambos os profetas escrevem como se, do ponto de vista de Deus, não houvesse barreira entre a vida pré-natal e pós-natal. Deus vê a vida desde o momento da concepção. Isso é o que a Bíblia diz sobre o aborto: que Deus pode estabelecer um relacionamento pessoal com seu povo no útero é mais uma evidência de que as crianças pré-nascidas possuem plena pessoa.
Como podemos orar?
Como jovem cristão, imploro aos meus colegas que levem a Bíblia em sua Palavra. Conheçam versículos bíblicos sobre o aborto e escrituras para os pré-nascidos. Eu os encorajo a permitir humildemente que as belas e autoritativas palavras das escrituras moldem sua visão de mundo. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Seus pensamentos são muito mais elevados e muito mais significativos do que os nossos.
Para quem estiver lendo estas palavras, ore comigo para que Deus quebre nossos corações pelo que quebra o dele. Vamos orar para que o “Grupo do Silêncio” e o “Grupo da Compaixão Deslocada” deixem de lado qualquer padrão de pensamento do mundo para se tornarem um “Povo da Palavra” unificado. Devemos lutar, e devemos estar unidos.
Com conteúdo de focus on the family