X

o que é temor de Deus?

Para o descrente, o temor de Deus é o temor do juízo de Deus e da morte eterna, que é a separação eterna de Deus (Lucas 12:5; Hebreus 10:31). A perspectiva de um crente sobre o temor de Deus é bastante distinta. O temor do crente é a reverência a Deus. Hebreus 12:28-29 descreve isso bem: “Portanto, visto que estamos recebendo um Reino que não pode ser abalado, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, pois o nosso Deus é um fogo consumidor.” Essa reverência e temor são exatamente o que o temor de Deus significa para os cristãos. Esse é o fator motivador para nos rendermos ao Criador do Universo.

Provérbios 1:7 declara: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento.” Até que entendamos quem Deus é e desenvolvamos um temor reverente por Ele, não podemos ter verdadeira sabedoria. A única forma de obter verdadeira sabedoria é entender quem Deus é e que é correto, santo e justo. Deuteronômio 10:12, 20-21 registra: “Agora, pois, ó Israel, que é o que o Senhor, teu Deus, pede de ti, senão que temas o Senhor, teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, para que guardes os mandamentos do Senhor e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem? […] Ele é o teu louvor e o teu Deus, que fez contigo estas grandes e terríveis coisas, que os teus olhos viram.” O temor de Deus é a base para andarmos em seus caminhos, servindo a Ele e, sim, amando-O.

Alguns redefinem o temor de Deus para os crentes como “respeitá-Lo”. Embora o respeito esteja definitivamente incluído no conceito de temer a Deus, há mais do que isso. Um temor bíblico de Deus, para o crente, inclui entender o quanto Deus odeia o pecado e temer seu julgamento sobre o pecado – mesmo na vida de um crente. Hebreus 12:5-11 descreve a disciplina de Deus sobre o crente. Embora seja feita com amor (Hebreus 12:6), ainda é algo temeroso. Quando éramos crianças, o medo da disciplina de nossos pais, sem dúvida, evitava algumas ações más de nossa parte. Quando se trata de nosso relacionamento com Deus, isso também deveria ser verdade. Deveríamos temer sua disciplina e, portanto, tentar viver a vida de forma que agrade.

Os seguidores de Deus não devem temer a Deus. Não temos motivo para ter medo dele. Temos a promessa de que nada pode nos separar do seu amor (Romanos 8:38-39). Temos a promessa de que Ele nunca nos deixará nem nos abandonará (Hebreus 13:5). Temer a Deus significa ter uma reverência por Ele que impacta profundamente a maneira como vivemos. O temor de Deus é respeitá-Lo, obedecê-Lo, submeter-se à sua disciplina e adorá-Lo com reverência.

Com conteúdo de got questions

Carlos Alberto: Carlos Alberto é um estudioso da Bíblia dedicado a ajudar as pessoas a encontrarem respostas para suas dúvidas relacionadas às Escrituras. Sua paixão e conhecimento são uma fonte confiável de orientação e esclarecimento para aqueles que buscam compreensão na Palavra de Deus.

Este website usa cookies.

Saiba Mais