X

o que é primícias?

Curioso sobre as primícias na Bíblia? Vamos explicar a diferença entre primícias e dízimo, por que é importante e como ofertar. Leia aqui!

o que é primícias

Existem muitos termos e frases na Bíblia que você frequentemente ouve na igreja, mas pode não entender.

Um desses termos é “primícias” na Bíblia.

Então, o que são as primícias na Bíblia? As primícias podem ser mencionadas quando os pastores falam sobre doação ou generosidade. Mas o que isso realmente significa? E por que é importante para o frequentador comum da igreja entender isso?

O que são as primícias na Bíblia?

“Quando entrardes na terra que vos dou, e segardes a sua messe, então trareis um molho das primícias da vossa messe ao sacerdote.”

Levítico 23:10

O conceito de primícias está enraizado nos tempos bíblicos, quando as pessoas viviam em uma sociedade agrária. A época da colheita era significativa porque era quando o trabalho árduo que os agricultores dedicaram às suas colheitas durante todo o ano começava a dar frutos. Eles estavam literalmente colhendo o que semearam.

Deus chamou Seu povo para trazer a primeira colheita – as primícias – da sua colheita como uma oferta. Isso era para demonstrar a obediência e reverência dos israelitas a Deus. Também mostrava que eles confiavam que Deus proveria colheitas suficientes para alimentar suas famílias.

Naquela época, havia muitas regras associadas aos sacrifícios de primícias. Elas tinham que ser levadas aos sacerdotes do templo. Nenhuma outra colheita poderia ser feita antes que as primícias fossem apresentadas. Era um processo complexo.

A palavra hebraica para primícias é bikkurim – literalmente traduzida como “promessa do que está por vir”. Os israelitas viam essas primícias como um investimento no seu futuro. Deus lhes disse que, se trouxessem as primícias para Ele, Ele abençoaria tudo o que viesse depois.

Nós não vivemos mais em uma sociedade agrária. A maioria das pessoas que estão lendo isto provavelmente não são agricultores. Você provavelmente não se preocupa com a época da colheita ou com a doação da primeira parte de sua colheita. Mas a ideia das primícias ainda é relevante – ela apenas assume um novo significado para nós.

Primícias na Bíblia

“Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda.”

Provérbios 3:9

Vemos o termo primícias mencionado inicialmente no livro de Êxodo, quando Moisés está conduzindo o povo de Deus para fora do cativeiro no Egito. Deus instruiu os israelitas a entregarem as primeiras colheitas para que pudessem entender o valor das bênçãos de Deus.

Nos primeiros cinco livros da Bíblia, Moisés menciona a ideia de primícias um total de treze vezes. Isso porque era um conceito essencial para seu povo entender. As primícias são mencionadas ao longo do Antigo Testamento e até mesmo referenciadas nos livros do Novo Testamento.

No Novo Testamento, o termo primícias assume um significado simbólico. Em 1 Coríntios 15:20, Paulo menciona Cristo como as “primícias dos que dormem”. Jesus foi as primícias de Deus — seu único filho, e o melhor que a humanidade tinha a oferecer. Deus deu Jesus, que ressuscitou dos mortos, por nós, da mesma forma que sacrificamos o melhor que temos para ele.

O que começou como uma instrução específica para levar colheitas ao sacerdote do templo foi ampliado mais tarde nas Escrituras. Já não se refere a frutas literal — primícias significa qualquer renda, riqueza ou bênçãos que um cristão tenha recebido ao longo do ano.

Diferença entre primícias e dízimo

“A primeira de todas as primícias de toda espécie e todas as ofertas de toda espécie, de todas as vossas ofertas, serão para os sacerdotes; dareis também ao sacerdote as primícias da vossa massa, para que a bênção repouse sobre a vossa casa.”

Ezequiel 44:30

Dar o dízimo significa que você dá um décimo da sua renda para a sua igreja. Os dízimos geralmente são dados ao longo de todo o ano. Os dízimos são destinados a serem dados de forma automática como um ato de obediência após você receber sua renda – por exemplo, salário, comissão, bônus. Uma oferta de primícias é algo diferente.

As ofertas de primícias são tipicamente um presente anual para a igreja, realizado na “época da colheita”. Como não estamos realmente colhendo culturas, a colheita pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Talvez você tenha recebido um bônus no trabalho. Talvez você tenha recebido um grande reembolso de impostos. Talvez você tenha economizado 15% ou mais no seguro do carro.

Esses são todos momentos de colheita quando seu trabalho árduo deu frutos. Essas também são ótimas oportunidades para voltar-se a Deus em gratidão pelas bênçãos recebidas.

Sempre que você decidir fazer uma oferta de primícias, o importante é que você o faça livremente, sem culpa ou obrigação. Isso deve ser uma celebração de tudo o que Deus fez por você. É uma forma de adoração que você pode usar para apoiar o trabalho de outros. Uma oferta de primícias é nossa oportunidade de dar acima e além do dízimo regular.

Por que dar as primícias é importante

“Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso, Caim se enfureceu, e o seu rosto se transtornou.”

Gênesis 4:3-5

A famosa história bíblica de Caim e Abel começa quando os dois irmãos fazem uma oferta a Deus. Caim traz algumas de suas colheitas, e Abel traz uma oferta de animais abatidos. Mas há uma diferença distinta entre esses dois presentes.

Caim traz alguns frutos e vegetais – provavelmente algo que ele tinha sobrando depois de alimentar a si mesmo e sua família. Mas Abel trouxe o melhor que tinha para Deus – o primogênito do rebanho, o mais saudável de seus animais. Deus percebeu essa diferença nos sacrifícios e teve uma clara preferência entre os dois.

Desconsiderando o que acontece no restante da história, os sacrifícios de Caim e Abel nos ensinam uma lição valiosa. Dar nossas primícias significa dar o nosso melhor a Deus. Significa sacrificar algo que nos custa um pouco. Significa colocar Deus em primeiro lugar, até mesmo antes de nós mesmos ou de nossa família.

Fazer uma oferta de primícias nos abre para permitir que Deus trabalhe em nossa vida. Quando nos aproximamos de Deus com as mãos abertas – em vez de punhos fechados – torna mais fácil para Ele nos dar mais com o que trabalhar.

Dar de nossas primícias nos lembra que Deus é nossa prioridade suprema. Mostra a Deus que somos obedientes a Ele e que podemos ser confiáveis para receber mais. Talvez o mais importante, ser generoso dessa maneira mostra que somos gratos por tudo o que Deus nos deu.

Como fazer uma oferta de primícias

“Se a parte da massa oferecida como primícias é santa, então toda a massa é santa; se a raiz é santa, também os ramos o são.”

Romanos 11:16

Como isso funciona na prática? Como você determina como, quando e quanto deve dar como oferta de primícias? Isso será diferente para cada pessoa e cada estação. Mas aqui estão alguns passos que você pode seguir para ajudar a começar na direção certa:

  • Ore: Se o seu objetivo é a obediência a Deus, faz sentido que você primeiro vá a Ele em oração. Pergunte a Ele o que você deve fazer com seu dinheiro e recursos. Ouça o que Ele diz.
  • Prepare-se: Deus nos chama a sermos bons mordomos das bênçãos que Ele nos dá. Isso significa saber o que podemos dar e quando. Tenha um plano em mente para sua oferta. Aborde cada época de colheita com a mente aberta e um coração generoso.
  • Priorize: A ideia por trás de um presente de primícias é colocar Deus em primeiro lugar. Isso pode significar doar o seu primeiro salário do ano para a igreja. Pode significar que você coloque essa doação em primeiro lugar no seu orçamento. Apenas certifique-se de que está priorizando Deus em suas finanças.
  • Doe: Saiba onde você vai dar o dinheiro. Existe um fundo específico na igreja ao qual você deseja contribuir? Existe outra organização sem fins lucrativos que você quer apoiar? Também ajuda saber o valor que você vai doar.
  • Repita: Com que frequência você quer fazer uma oferta de primícias? Esta era tradicionalmente uma prática anual, mas você pode doar com a frequência que desejar. Torná-lo parte da sua rotina ajudará a mantê-lo como uma prioridade, não algo que você faz de forma espontânea ou esporádica.

Independente de como você doa, o mais importante é que você esteja doando com o coração e a mente abertos. O processo de doar acima do seu dízimo normal pode ajudar a preparar você para que Deus faça uma diferença em sua vida. Fazer uma oferta de primícias demonstra obediência a Deus, em vez de apego ao seu dinheiro. Com conteúdo de Tithe.ly.

Fabio Santos: Fabio Santos é um estudioso da Bíblia dedicado a ajudar as pessoas a encontrarem respostas para suas dúvidas relacionadas às Escrituras. Sua paixão e conhecimento são uma fonte confiável de orientação e esclarecimento para aqueles que buscam compreensão na Palavra de Deus.

Este website usa cookies.

Saiba Mais