X

o que a bíblia diz sobre homossexualidade

Papa Francisco foi recentemente perguntado sobre suas opiniões sobre a homossexualidade. Ele supostamente respondeu:

Isso (leis ao redor do mundo que criminalizam pessoas LGBTI) não está certo. Pessoas com tendências homossexuais são filhos de Deus. Deus as ama. Deus as acompanha… condenar uma pessoa assim é um pecado. Criminalizar pessoas com tendências homossexuais é uma injustiça.

Esta não é a primeira vez que o Papa Francisco se mostra um líder progressista quando se trata, entre outras coisas, dos católicos gays.

É uma posição que tem despertado a ira de alguns bispos de alto escalão e católicos comuns, tanto no continente africano quanto em outras partes do mundo.

Alguns desses católicos podem argumentar que a abordagem do Papa Francisco em relação às questões LGBTI é uma interpretação errada das Escrituras (ou da Bíblia). Mas será?

As Escrituras são particularmente importantes para os cristãos. Quando líderes religiosos se referem à “Bíblia” ou “as Escrituras”, geralmente significam “a Bíblia conforme a entendemos por meio de nossas doutrinas teológicas”. A Bíblia é sempre interpretada por nossas igrejas por meio de suas lentes teológicas particulares.

Como estudioso da Bíblia, sugiro que os líderes religiosos que usam suas culturas e teologia para excluir os homossexuais não leem cuidadosamente as Escrituras. Em vez disso, permitem que seus medos patriarcais as distorçam, buscando encontrar na Bíblia textos de prova que apoiem atitudes de exclusão.

Há várias passagens na Bíblia que destacam meu ponto de vista.

Amor a Deus e ao próximo

O Evangelho de Marcos, encontrado no Novo Testamento, registra que Jesus entrou no templo de Jerusalém em três ocasiões. Primeiro, ele visitou brevemente e “olhou ao redor de tudo” (11:11).

Na segunda visita, ele agiu, expulsando “os que compravam e vendiam no templo, e derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas” (11:15). Jesus visou especificamente aqueles que exploravam os mais pobres entre as pessoas que vinham ao templo.

Em sua terceira visita, Jesus passou um tempo considerável no próprio templo (11:27-13:2). Ele encontrou toda a gama de liderança do templo, incluindo os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos. Cada um desses setores de liderança usava sua interpretação das Escrituras para excluir em vez de incluir.

As “pessoas comuns” (11:32 e 12:12) reconheceram que Jesus proclamava um evangelho de inclusão. Eles o receberam ansiosamente enquanto ele caminhava pelo templo.

Em Marcos 12:24, Jesus se dirige aos saduceus, que eram os sumos sacerdotes tradicionais de Israel antigo e desempenhavam um papel importante no templo. Entre aqueles que confrontaram Jesus, eles representavam o grupo que mantinha uma posição teológica conservadora e usava sua interpretação das Escrituras para excluir. Jesus disse a eles:

Não é por isso que vocês estão enganados, pois não compreendem as Escrituras nem o poder de Deus?

Jesus reconheceu que eles escolheram interpretar as Escrituras de uma forma que as impedia de serem compreendidas de maneiras não tradicionais. Assim, limitaram o poder de Deus de ser diferente das compreensões tradicionais dele. Jesus estava dizendo que Deus se recusava a ser propriedade exclusiva dos saduceus. As pessoas comuns que seguiam Jesus entendiam que ele representava uma compreensão diferente de Deus.

Essa mensagem de inclusão se torna ainda mais clara quando Jesus é posteriormente confrontado por um único escriba (12:28). Em resposta à pergunta do escriba sobre as leis mais importantes, Jesus resumiu a ética teológica de seu evangelho: amor a Deus e amor ao próximo (12:29-31).

Inclusão, não exclusão.

Aqueles que excluem os homossexuais do reino de Deus optam por ignorar Jesus, voltando-se em vez disso para o Antigo Testamento – mais particularmente para Gênesis 19, a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra. Sua interpretação da história é que ela se trata de homossexualidade. Não é. Ela está relacionada com a hospitalidade.

A história começa em Gênesis 18 quando três visitantes (Deus e dois anjos, aparecendo como “homens”) se apresentaram diante de Abraão, um patriarca hebreu. O que Abraão e sua esposa Sara fizeram? Eles ofereceram hospitalidade.

Os dois anjos então deixaram Abraão e o Senhor e viajaram para Sodoma (19:1) onde encontraram Ló, o sobrinho de Abraão. O que Ló fez? Ele ofereceu hospitalidade. Os dois incidentes de hospitalidade são explicados exatamente com a mesma linguagem.

Os “homens de Sodoma” (19:4), como a Bíblia os descreve, não ofereceram a mesma hospitalidade a esses anjos disfarçados. Em vez disso, eles tentaram humilhá-los (e a Ló (19:9)) ameaçando estuprá-los. Sabemos que eles eram heterossexuais porque Ló, ao tentar se proteger e proteger seus hóspedes, ofereceu suas filhas virgens a eles (19:8).

O estupro heterossexual de homens por homens é um ato comum de humilhação. Esta é uma forma extrema de falta de hospitalidade. A história contrasta a hospitalidade extrema (Abraão e Ló) com a falta extrema de hospitalidade dos homens de Sodoma. É uma história de inclusão, não de exclusão. Abraão e Ló incluíram os estrangeiros; os homens de Sodoma os excluíram.

Vestidos em Cristo

Quando confrontados com o evangelho inclusivo de Jesus e uma leitura cuidadosa da história de Sodoma como uma história sobre hospitalidade, aqueles que rejeitam a abordagem do Papa Francisco provavelmente recorrerão a outras Escrituras. Por quê? Porque têm uma agenda patriarcal e estão procurando qualquer Escritura que possa apoiar sua posição.

Mas as outras Escrituras que eles usam também exigem uma leitura cuidadosa. Levítico 18:22 e 20:13, por exemplo, não tratam de “homossexualidade” como a entendemos hoje – como o relacionamento carinhoso, amoroso e sexual entre pessoas do mesmo sexo. Esses textos tratam de relacionamentos que atravessam fronteiras de pureza (entre limpo e impuro) e etnia (israelita e cananeu).

Em Gálatas 3:28 no Novo Testamento, o apóstolo Paulo anseia por uma comunidade cristã onde:

Já não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos vocês são um em Cristo Jesus.

Paulo construiu seu argumento teológico sobre a distinção entre judeus e gregos, mas então estendeu para a distinção entre escravos e livres, e a distinção entre homens e mulheres. Os cristãos – não importa a qual igreja pertençam – devem seguir Paulo e estender isso para a distinção entre heterossexuais e homossexuais.

Todos nós estamos “vestidos em Cristo” (3:27): Deus vê apenas a Cristo, não nossas diferentes sexualidades. Com conteúdo de The Conversation

Carlos Alberto: Carlos Alberto é um estudioso da Bíblia dedicado a ajudar as pessoas a encontrarem respostas para suas dúvidas relacionadas às Escrituras. Sua paixão e conhecimento são uma fonte confiável de orientação e esclarecimento para aqueles que buscam compreensão na Palavra de Deus.

Este website usa cookies.

Saiba Mais