X

Esboço de Pregação Sobre Ester 6:12

Esboço de Pregação Sobre Ester

O esboço de pregação sobre Ester vem do versículos bíblicos para reflexão sobre a vida de Mardoqueu e Hamã, que revela lições profundas sobre o caráter e a postura de um verdadeiro servo.

Esses comportamentos refletem atitudes que podemos adotar em nossa própria caminhada com Deus. Mardoqueu, mesmo depois de ser exaltado publicamente, escolheu manter sua posição de humildade e serviço.

Ele não buscou glória pessoal, mas voltou à sua função, mostrando que um servo fiel não se desvia de seu propósito, mesmo quando recebe reconhecimento. Sua ação nos ensina sobre a importância de permanecer firmes na vontade de Deus.

Pregação sobre Ester: A Posição do Servo Ester 6:12

Esboço de Pregação Sobre Ester 6:12 – “Depois disso Mardoqueu voltou ao portão do palácio, enquanto Hamã se retirou apressadamente para sua casa, com grande tristeza e o rosto coberto.”

Início do Esboço de Pregação Sobre Ester

O rei Assuero havia ordenado que Mardoqueu fosse publicamente honrado, e essa honra deveria ser anunciada por toda a cidade. Após Hamã seguir essa ordem real, e depois de Mardoqueu ter recebido tal reconhecimento, notamos duas reações claras que levaram a resultados opostos.

Desenvolvimento do Esboço de Pregação Sobre Ester

A posição de Mardoqueu nos ensina sobre a postura de um servo fiel a Deus. Mesmo sendo honrado, Mardoqueu, em sua natureza humana, poderia ter pensado:

“Não vou mais ficar à porta do rei, ele me honrou, meu lugar agora é outro, preciso sair deste lugar.”, mas, em vez disso, ele retorna à porta do rei. Por que faz isso? Porque essa é a posição natural de um servo.

O servo conhece o seu lugar. Ele reconhece o seu papel. Após receber uma bênção, após ser usado ou ter adquirido uma nova experiência, ele não exige nada, não busca nada para si, apenas continua a servir. Ele volta à porta do rei, na mesma posição, sem alterar seu caráter.

Além do esboço de pregação sobre Ester veja também: Heroína Inesperada: Quem Foi Ester na Bíblia?

Hamã, por outro lado, teve uma reação diferente. Ele não voltou ao rei, nem à posição que ocupava antes. Ele não se alegrou com o feito, pois não buscava cumprir a vontade do rei, mas sim obter honra pessoal.

Existe também uma postura que não reflete o verdadeiro espírito de servo. Aqueles que não buscam fazer a vontade do rei, que não aceitam ser provados, não aceitam se humilhar e também não aceitam pedir perdão a ninguém.

Quando alguém age apenas exteriormente, sem sinceridade e sem um coração voltado a Deus, ele não está realmente na posição de servo. Ele segue apenas o que sente em seu coração (indo para sua própria casa), e a Bíblia diz que “enganoso é o coração do homem”.

Esse comportamento impede que o Espírito Santo opere em sua mente (com a cabeça coberta), ou seja, sem ouvir a Palavra, sem buscar o Senhor, a pessoa vive com sua própria opinião.

Mardoqueu permaneceu à porta do rei porque queria a verdadeira comunhão. Já Hamã foi para sua casa (ou para seus próprios interesses), com a mente fechada (cabeça coberta), pois seu coração não estava aberto para a operação do Espírito Santo, e, por isso, ele não encontrou comunhão.

Conclusão do Esboço de Pregação Sobre Ester

Nesses versículos bíblicos para reflexão sobre a vida nos perguntamos: Como está nossa posição diante de Deus? Muitas vezes, as pessoas mudam após receber honra. Esse esboço de pregação sobre Ester nos ajuda a entender para onde temos ido depois de sermos honrados? O que temos feito após Deus nos exaltar? Estamos mantendo a posição que reflete a vontade de Deus?

Hamã poderia ter se alegrado e dito: “Fiz a vontade do rei”, mas ele não se alegrou. Se Mardoqueu tivesse o mesmo caráter de Hamã, ele poderia ter ido para outro lugar, mas escolheu voltar para a porta do rei.

Mardoqueu desejava estar em comunhão. Que nós também, queridos, possamos buscar sempre fazer a vontade de Deus, permanecendo em uma posição de servos, independentemente das circunstâncias.

Esboço de Pregação sobre Ester 6:12 – “Depois disto, Mardoqueu voltou para a porta do rei; porém Hamã se retirou correndo à sua casa, triste, e de cabeça coberta.”

Que esses versículos bíblicos para reflexão sobre a vida e o esboço de pregação sobre Ester e que cada exaltação seja uma oportunidade para reforçar nossa dedicação, reconhecendo que o lugar de maior comunhão é aquele onde nos colocamos como servos, sempre prontos para ouvir e obedecer à vontade de Deus. Veja também: 4 lições sobre o livro de Ester.

Fabio Santos: Fabio Santos é um estudioso da Bíblia dedicado a ajudar as pessoas a encontrarem respostas para suas dúvidas relacionadas às Escrituras. Sua paixão e conhecimento são uma fonte confiável de orientação e esclarecimento para aqueles que buscam compreensão na Palavra de Deus.

Este website usa cookies.

Saiba Mais